Essa
relação é antiga e dura a vida inteira. E às vezes passamos o dia
a dia sem nos darmos conta do quão uma lingerie pode ser parte do
que somos, assim como a roupa que vestimos, ela revela uma parte da
nossa personalidade, a lingerie que usamos até mesmo durante o dia,
aquela que ninguém enxerga, também faz parte dessa construção de
imagem que temos de nós mesmas.
Uma
acadêmica do curso de administração da UNIJUÍ, Angélica Carine
Heinrich Hess entrevistou 401 mulheres da cidade de Santa Rosa para
identificar os principais pontos dessa relação da mulher com a
lingerie. Uma das primeiras perguntas foram sobre qual palavra vinha
a cabeça quando se falava sobre lingerie. As entrevistadas colocaram
em primeiro lugar a palavra “conforto”(23,7%) em seguida
“sedução”(13%), “sensualidade”(11,2%), “sexo”(6,7%),
“beleza”(5,2), “intimidade”(4,7), e mais 32 outras palavras
que foram citadas.
De
acordo com o professor Luciano Zamberlan, orientador do estudo, a
lingerie pode ser considerada muito mais do que uma simples peça do
guarda-roupa. Ela se caracteriza como um objeto que incorpora um
conjunto de sentimentos e percepções tais como: conforto,
segurança, autoconfiança, desejo. “A moda íntima pode estar
ligada a necessidades utilitárias e hedônicas. As necessidades
utilitárias são aquelas as quais consideram os atributos objetivos
e funcionais de um produto, tais como modelo, design, preço e
qualidade que uma lingerie pode ter. Já as necessidades hedônicas
são subjetivas e próprias da experiência e relacionadas ao desejo
de prazer , autoconfiança e alegria”.
Com
relação ao decisório de compra, um dos aspectos que impacta na
identificação da necessidade é o fato de 74% das mulheres
concordam que uma lingerie nova pode aumentar a autoestima. Para
83,8% o conforto é um dos aspectos que são mais levados em conta no
processo de busca de informação sobre o produto. Com relação à
avaliação de alternativas de compra, 42,9% das mulheres leva em
consideração a indicação de outras pessoas e 76,8% das
respondentes afirmam que não privilegiam a marca, mas sim pelo
modelo e outras características das peças.
A
lingerie nessa era pós-feminista assumiu um significado diferente
para as mulheres. Hoje pode-se enxergar mulheres que vestem esta peça
com confiança no seu corpo, seja ele qual for. Os parâmetros de
beleza estão aos poucos se extinguindo a medida que se sentem
confiança e tomam o poder do seu corpo para si. A mulher de hoje não
utiliza uma lingerie somente para agradar o homem, mas para agradar a
si mesma. Ter essa consciência dos seus próprios valores e
valorizar o seu conforto e bem-estar traz um empoderamento da figura
feminina e auxilia na autoestima e na autoconfiança.
fonte : www.jornalnoroeste.com.br
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