sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Relação da mulher com a lingerie

Essa relação é antiga e dura a vida inteira. E às vezes passamos o dia a dia sem nos darmos conta do quão uma lingerie pode ser parte do que somos, assim como a roupa que vestimos, ela revela uma parte da nossa personalidade, a lingerie que usamos até mesmo durante o dia, aquela que ninguém enxerga, também faz parte dessa construção de imagem que temos de nós mesmas.

Uma acadêmica do curso de administração da UNIJUÍ, Angélica Carine Heinrich Hess entrevistou 401 mulheres da cidade de Santa Rosa para identificar os principais pontos dessa relação da mulher com a lingerie. Uma das primeiras perguntas foram sobre qual palavra vinha a cabeça quando se falava sobre lingerie. As entrevistadas colocaram em primeiro lugar a palavra “conforto”(23,7%) em seguida “sedução”(13%), “sensualidade”(11,2%), “sexo”(6,7%), “beleza”(5,2), “intimidade”(4,7), e mais 32 outras palavras que foram citadas.

De acordo com o professor Luciano Zamberlan, orientador do estudo, a lingerie pode ser considerada muito mais do que uma simples peça do guarda-roupa. Ela se caracteriza como um objeto que incorpora um conjunto de sentimentos e percepções tais como: conforto, segurança, autoconfiança, desejo. “A moda íntima pode estar ligada a necessidades utilitárias e hedônicas. As necessidades utilitárias são aquelas as quais consideram os atributos objetivos e funcionais de um produto, tais como modelo, design, preço e qualidade que uma lingerie pode ter. Já as necessidades hedônicas são subjetivas e próprias da experiência e relacionadas ao desejo de prazer , autoconfiança e alegria”.

Com relação ao decisório de compra, um dos aspectos que impacta na identificação da necessidade é o fato de 74% das mulheres concordam que uma lingerie nova pode aumentar a autoestima. Para 83,8% o conforto é um dos aspectos que são mais levados em conta no processo de busca de informação sobre o produto. Com relação à avaliação de alternativas de compra, 42,9% das mulheres leva em consideração a indicação de outras pessoas e 76,8% das respondentes afirmam que não privilegiam a marca, mas sim pelo modelo e outras características das peças.

A lingerie nessa era pós-feminista assumiu um significado diferente para as mulheres. Hoje pode-se enxergar mulheres que vestem esta peça com confiança no seu corpo, seja ele qual for. Os parâmetros de beleza estão aos poucos se extinguindo a medida que se sentem confiança e tomam o poder do seu corpo para si. A mulher de hoje não utiliza uma lingerie somente para agradar o homem, mas para agradar a si mesma. Ter essa consciência dos seus próprios valores e valorizar o seu conforto e bem-estar traz um empoderamento da figura feminina e auxilia na autoestima e na autoconfiança.


fonte : www.jornalnoroeste.com.br

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